Mensagens
Idioma/Language |
Topo

A crise de PA foi superada

14 de Junho de 2013
Já faz oito meses que uma explosão levou o complexo de produção da Indústria Evonik em Marl a ter uma parada de linha. As conseqüências: o componente Ciclododecatrieno (CDT) e, por conseguinte, a importante Poliamida 12 não podiam mais ser produzidos. Agora a linha produtiva no parque químico foi restaurada e a produção pode ser retomada. Contudo demorará até o segundo trimestre para que os volumes normais de produção de PA12 possam ser plenamente restabelecidos.

Neste ínterim, o mercado sofreu extrema pressão. Afinal 40% da capacidade mundial de CDT não estava mais disponível. Justamente na indústria automotiva o PA12 é indispensável. Para tubulações de freio e de combustível trata-se de um componente essencial. Para evitar problemas de abastecimento, foram oferecidos substitutos como VESTAMID® Terra. Estes polímeros com “bio-base” , quando modificados apropriadamente, apresentam propriedades semelhantes às do PA12. Uma alternativa auxiliadora, que foi recomendada pela Evonik.

Na seqüência, entre os principais produtores de PA, foram procurados intensamente outros materiais alternativos para o PA 12. Os materiais alternativos escolhidos precisaram ser introduzidos na produção num intervalo de tempo bastante reduzido. E isto foi naturalmente dependente das quantidades de granulados originais que ainda estavam disponíveis em estoque. Adicionalmente, os processos de extrusão (tubos) e de injeção (conexões) precisaram ser garantidos em todos os níveis.

As especificações técnicas foram testadas intensamente nos laboratórios em Wipperfürth. Além disto, foram elaborados planos de risco para validação e discutidos com os OEMs. Como o tempo era extremamente curto, foram utilizados também laboratórios externos. Em teleconferências semanais e reuniões com clientes foram discutidas as alternativas potenciais e as disponíveis. Esta coordenação foi assumida por uma equipe de crise especialmente formada para esta finalidade. Liberações técnicas para novos materiais, que normalmente demorariam muitos meses, diante destas difíceis condições foram concedidas num espaço de tempo mínimo.

Todavia, no final de dezembro felizmente retornou o fornecimento de PA 12, com duas toneladas iniciais. Assim, no último minuto, pode ser evitada a troca de material para os conectores. Já nas tubulações de SCR o retorno só aconteceu em abril.

Serviço Web